Gladiador
Um dos meus filmes favoritos pode passar 100 vezes assisto todas as vezes muito bom e emocionante.
Gladiador é um filme americano de 2000 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe otimo interprete, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, Djimon Hounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris. Crowe interpreta o leal General Máximus Décimus Meridius, que é traido quando o ambicioso filho do Imperador, Cómodo, mata seu pai e toma o trono. Reduzido a um escravo, Máximo ascende através das lutas de gladiadores para vingar a morte de sua família e do antigo Imperador.
Lançado em 5 de maio de 2000, Gladiator foi um enorme sucesso de bilheteria, recebendo críticas geralmente favoráveis. O filme foi indicado a vários prêmios, vencendo cinco Oscars incluindo o de Melhor Filme.
O ano é de 180 d.C. e o general romano Maximus, servindo ao seu imperador Marco Aurélio, prepara seu exército para impedir a invasão dos bárbaros Germânicos. Após o combate, Maximus fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. A trama onde Cómodo, filho do imperador, mata o pai, assumindo o comando do império, não é historicamente verídica. Na verdade, Cómodo assumiu quando seu pai morreu afetado por uma peste, adquirida durante uma nova campanha no Danúbio. Enquanto Cómodo assume o trono, Maximus que escapa da morte, torna-se escravo e gladiador, travando batalhas sangrentas no Coliseu, a nova forma de divertimento dos romanos. Maximus, disposto a vingar o assassinato de sua mulher e de seu filho, sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da platéia. Acumulando cadáveres nas arenas o gladiador luta por uma causa pessoal, de forma quase que solitária e leva benefícios ao povo, submetido pela política do "pão e circo". "Nesta vida ou na próxima eu terei minha vingança". Maximus sabe que o controle da multidão será vital para que possa arquitetar sua vingança, que culmina em um combate com o próprio Commodus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olha esse filme me fez ver valores que nem percebia e me magoa muito ver o final, porque mostra a lealdade e honra e honestidade sendo confrontada com a covardia e tirania de Cômodo enquanto em nossas vidas travamos batalhas o tempo todo contra os cômodos que nos perseguem mas até choro e sinto a dor da alma por sofrer perseguição, ver meu pai e mãe serem mortos e vesti-los no necrotério de um Hospital que deveria zelar NÃO PELA ETERNIDADE mais sim DEIXAR para mesma, eles são como Cômodo só pensam em planos e carreiras e o povo PÃO E CIRCO.
ResponderExcluir